12 de mai. de 2008

Arte underground


Por Marina Coratto


Concorrendo entre as galerias alternativas de maior destaque, a Vermelho, a Choque Cultural e a Coletivo Galeria são sempre elogiadas por suas exposiçõs críticas e contemporâneas. Vamos às novidades...

Na Coletivo, encontramos a exposição "TV Kills Arte Ataque!", de Ricardo Tatoo. Misturando a arte urbana com telas de estencil e cartazes de lambe-lambe, o artista contesta a cultura das ruas das grandes metrópoles, as próprias galerias de arte e o conteúdo da televisão de maneira bem humorada. Grafiteiro, Tatoo trabalhou nos anos 80 com Maurício Villaça um dos percursores de stencil-graffiti no país.
No próximo dia 17/05, às 17hs, Tatoo estará na galeria para um bate-papo e sorteio de quadro produzido na ocasião para os participantes do evento.
Na Coletivo também está exposta a LetsLOMO, projeto itinerante, com fotos capturadas por câmeras lomo (câmeras analógicas de baixa tecnologia) sem nenhuma correção digital. A organização é do coletivo RecifeMostraLOMO. Até 24/05, de terça a sexta, das 15h às 21hSábado, das 14h às 19h.

Na Vermelho, até o dia 31 de maio encontramos cinco exposições individuais. Entre elas, Melhor de Um, de Leandro da Costa, apresenta desenhos, fotografias, vídeos e objetos do cotidiano como tiras de sandálias Havaianas ou tênis All Star com o objetivo de mostrar a importância das relações entre o indivíduo e seu entorno. Jac Leirner apresenta a obra O Livro (dos cem), de 1987, no qual se apropria de frases escritas por anônimos em cédulas de cruzeiros, atribuindo valor à elas e não ao papel-moeda. Ivan Hurtado, apresenta na fachada da galeria o projeto Geometria 37: desenho que, durante os 24 dias de exposição, terá suas camadas de tintas retiradas até atingir uma configuração totalmente diferente da original. Marcelo Cidade remonta a instalação Imóvel no terraço da galeria.

Na Choque Cultural o tema do mês é a pintura atual e suas técnicas. Ramon Martins ocupa o porão com quadros feitos em tinta acrílica, spray, aquarela, glitter e cola colorida. Foi ele quem criou a técnica em que se utiliza uma agulha de soro na tampinha do spray para conseguir traços extremamente finos. Daniel Lannes utiliza óleo sobre tela e une grandes temas da pintura aos ícones da publicidade atual. Até 21/06.


Choque Cultural - r. João Moura, 997, Pinheiros
tel 3061-4051 - segunda a Sábado, das 12 às 19 horas
Coletivo Galeria - r. dos Pinheiros, 493, Pinheiros
tel 3926-7019 - terça a sexta das 15 às 21hs, sábado das 14 às
Vermelho - r. Minas Gerais, 350, Consolação
tel 3257-2033

Nenhum comentário:

Postar um comentário